terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Tratando o pecado na Igreja



Escutei uma pregação neste final de semana sobre um assunto tão polêmico quanto negligenciado pela maioria de nós cristãos, e pela maioria das igrejas brasileiras. Disciplina eclesiástica, segundo Mateus 18:15-17

Mt 18.15-17 “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.”

Esse processo de disciplina visando a restauração do pecador é o modelo instituído por Cristo, foi deixado como regra para o procedimento do cristão e da igreja quanto ao tratamento do pecado na vida das pessoas e na vida da igreja.

Se a disciplina conforme descrito no texto foi instituída por Jesus, qual o motivo dela ser tão negligenciada?

O motivo é simples: orgulho.

É um assunto que lida diretamente com o pecado, o pecador e o orgulho das pessoas. Não é fácil saber que as pessoas estão me fiscalizando, estão cuidando a minha vida. Literalmente, em uma igreja saudável as pessoas se metem na vida uma das outras.

A grande diferença em uma igreja saudável é que isso é feito com amor e cuidado. Existe a profunda vontade de restaurar as pessoas para comunhão em Cristo. Não é simplesmente se meter na vida para apontar falhas e defeitos, é um tratamento visando a restauração.

Até mesmo em última instância, quando o pecador se recusa a ouvir a igreja e é excluído da comunhão, inclusive nesse momento tão delicado, o desejo é de que aja restauração através desse ato. Até na exclusão de um membro, tal atitude é tomada com amor pela pessoa envolvida, sabendo que esse passo é importante para o tratamento contra o pecado na vida dessa pessoa.

Devemos confiar nos ensinos de Jesus, sabendo que esses passos são tanto pra restauração do pecador quanto para a conservação da igreja local.

Cabe a nós decidirmos se faremos parte de uma igreja que trata e se preocupa com o pecado no meio dela, e isso muitas vezes levará a situações desagradáveis, onde teremos que lidar com o orgulho das outras pessoas e na maioria das vezes com o nosso próprio orgulho. Mas em contrapartida sabendo que nesse lugar há zelo pela pureza e há repúdio pelo pecado.

Ou então, faremos parte de uma igreja que ignora o pecado no meio dela, que prefere não mexer com o ego das pessoas, onde o objetivo é deixar todos confortáveis em suas cadeiras para evitar situações de indisposição.

Recomendo a todos a leitura do livro “Mantendo a Igreja Pura” do Rev. Augustus Nicodemus da Editora Cultura Cristã, esse livro aborda exatamente essa questão e explica passo a passo o processo de disciplina descrito no texto do Evangelho de Mateus capítulo 18.

Em Cristo.

Fernando Di Domenico

8 comentários:

  1. obrigado pelo excelente texto! que situação delicada, realmente ser cristão conforme você destacou é estar disposto a ser corrigido, incentivado, ensinado e restaurado. Por fim não é fácil, porque é vital para o crescimento saudável da igreja, e o ponto de tudo isso sempre é pelo amor, para restauração, e talvez isso esteja em falta entre os irmaõs, ama-los a ponto de querer restaurá-los, ao invés de olhar com olhos de condenação, e esta diferença é grande, porque muitas vezes vem a má compreensão sobre o "julgamento", que é necessário, de acordo com os padrões bíblicos.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Quanta prepotência, e ainda fala que o orgulho e o ego é das ovelhinhas.
    E você é o dono da verdade ? é o escolhido ? a grande verdade está na igreja ? Existe uma igreja ou religião que podemos chamar de saudável ? lidar com o nosso orgulho já é complicado. Com autoconhecimento podemos nos melhorar. Restaurar os outros como se fossem um objeto. Cada um deve fazer sua mudança interna......

    ResponderExcluir
  3. Todos nós temos nossas verdades, motivos e convicções. Isso faz parte de quem somos e é resultado de nossas experiências e crenças.É aceitável e sudável defendermos nossos pontos de vista e até mesmo tentarmos convencer os que nos cercam do que acreditamos ser verdadeiro e útil. Não precisamos abrir mão de nossas verdades, mas também não é necessário impô-las o tempo todo. É um erro acreditar que estamos sempre certos.

    ResponderExcluir
  4. prezado anonimo,

    primeiramente , note que estamos falando sobre o texto em questão, então leve isso em consideração, o texto fala sobre participantes de Igreja.

    Noto que você está um pouco confuso nas suas colocações, então basta saber se é porque você tem interesse em conhecer o evangelho e a bíblia, ou simplesmente para criticar sem interesse nenhum em aprender, bom pelo beneficio do amor, esperando que seja pelo interesse em aprender, respondo:

    quando nos relacionamos em falar de orgulho, partimos do principio biblico a respeito do pecado no homem, e este ensino vem das escrituras, (rom.3,10)

    a unica verdade objetiva , não subjetiva, é bíblia, ela é a verdade, porque ela é a palavra revelada de Deus, se você buscar o autoconhecimento partindo da premissa que você é a realidade objetiva em si mesmo, então realmente será dificil , porque o cristão entende que a realidade objetiva está fora de nós, em Deus, (Jo8.32)

    sobre restauração, mais uma vez você se equivoca, porque quando falamos de restauração, falamos em restaurar as pessoas a um corpo(Igreja), onde Cristo é o cabeça, restauração junto a comunhão do corpo(igreja).
    e fora dele não há salvação, e isso é o que a bíblia ensina e o que creio, como crente no Senhor Jesus.

    Espero ter ajudado a entender o assunto referido do texto, e sobre o que a bíblia fala sobre o assunto,já muito bem colocado pelo Fernando, quero deixar de passagem se você tem diversas perguntas e duvidas, o seguinte site, lá você encontrará muitas respostas prontas para assuntos que muitas vezes nos perguntamos:

    www.gotquestions.org/Portugues/


    Se arrependa e creia, esta é a mensagem do evangelho.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  5. Amigo Zorro,

    esse é um dos problemas quando creio que a verdade é relativa, cada indivíduo pode ter sua própria verdade e a verdade em si desaparece, passa a não existir, pois não existe uma verdade absoluta.

    Eu como Cristão, creio que a Verdade é encontrada em Deus e somente Nele. Respeito a opinião de todos, mas continuo crendo que a Verdade é encontrada apenas em Deus.

    E como Cristão acredito que a Bíblia é a única regra suficiente, certa e infalível de conhecimento para a salvação, de fé e de obediência.(2Tm 3:15-17; Is 8:20; Lc 16:29,31; Ef 2:20)

    Creio não estar impondo nada em momento algum, tendo em vista, que publico todos os comentários, independentemente da opinião ser contrária a opinião do blog.

    Todos são livres para entrar ou não, ler as postagens ou não, quero deixar claro que o blog Respirando Deus é 100% cristão e tentamos ao máximo ser 100% bíblico.

    Caso não concorde com o cristianismo você é totalmente livre para procurar sites que compactuam com suas idéias, ou até mesmo criar seu próprio blog.

    Creio que isso não é imposição, apenas defendemos a Verdade que acreditamos.

    Estamos sempre dispostos a auxiliar e a responder dúvidas sobre o tema do blog e das postagens.

    Sem qualquer imposição todos são bem vindos aqui nesse espaço.

    ResponderExcluir
  6. Não estou criticando só questionando e não estou um pouco confuso, sou bem racional e objetivo.Bíblia palavra revelada de DEUS muito bem... Por que devemos aceitar tudo cegamente só porque um homem disse que os textos são inspirados? Como um homem inspirado pode provar que está inspirado? Como ele próprio sabe que está inspirado? Até hoje nenhuma instituição religiosa apresentou um tratado, um registro, um critério lógico para justificar essa inspiração; apenas dizem que é inspirada e pronto! Aprender questionando é real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a leitura desse artigo para solucionar suas dúvidas quanto a inspiração, espero que realmente leia: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/06/t-p-simmons-a-inspiracao-da-biblia/#axzz2KomQyFWb

      Excluir
  7. sobre a veracidade das escrituras, o blog disponiliza este excelente vídeo feito por historiadores:

    http://www.respirandodeus.blogspot.com.br/2012/04/scriptorium-historia-da-biblia.html

    ou então o site já sugerido: http://www.gotquestions.org/Portugues/prova-inspiracao-Biblia.html

    http://www.gotquestions.org/Portugues/Biblia-inspirada.html

    ResponderExcluir