sábado, 1 de junho de 2013

Dica aos cristãos




Muitas vezes associamos diretamente situações em nossas vidas somente em campo "espiritual". O que quero dizer é que esquecemos que nossas atitudes não podem ser dicotomizadas, entre espirituais e normais, se vivemos, para o Senhor vivemos (Rom 14:8), isso deve fazer muita diferença.

Em certa ocasião, na época da reforma protestante, um sapateiro pergunta a Lutero o que ele poderia fazer para servir ao Senhor... possivelmente aquele homem estava pensando em algo do tipo: "Vá evangelizar", abandone tudo! E então o grande reformador responde: "Faça um bom sapato e venda por um preço justo".

Esta deveria ser nossa posição, não digo que nossas atitudes não devem ser "espirituais", mas lembremo-nos que para o cristão não deve existir dicotomia entre corpo e espírito, sagrado e secular, ou seja, uma tendência gnóstica, que diferencia a valorização entre corpo como ruim e o espírito como sendo bom. Também não façamos separação entre secular e sagrado, porque quer comamos, bebamos ou façamos qualquer utra coisa devemos fazer para a glória de Deus (1 Co10.31). O que chamamos de Sacerdócio de todos os santos (1 Pe 2:9).

Nós cristãos lembremos que o homem é feito á imagem e semelhança de Deus, por isso nosso corpo também deve servir ao Senhor. Apesar de parecer estranho, mas isto acontece muito no meio "evangélico", na igreja de um jeito crente, no trabalho não tão crente e em casa muitas vezes descrente. Uma vida não condizente com sua fé, ou com o que professa ser.

Quando pensamos em nosso negócios, sejam eles: Comércio, advocacia, ou qualquer outro, lembremos que nem tudo que é "legal", é correto aos olhos de Deus, ou seja, por mais que possamos estar debaixo da lei dos homens, muitas vezes os princípios disso ferem aos mandamentos do Senhor, por exemplo mentir para se beneficiar de uma negociação, a famosa “mentirinha comercial”.

Precisamos resgatar a ideia dos reformadores, de que devemos servir a nosso senhor como ao Senhor, ou seja, nos esforçar ao máximo para que Deus seja honrado e exaltado em tudo e que também podemos resgatar uma maneira cristã de fazer negócios, uma maneira cristã de advocacia, uma maneira cristã de medicina, etc... Não ligando necessariamente com obras de caridade, não digo que isso não seja importante, mas o que me refiro é que devemos viver de acordo com o padrão de Deus, em casa, no trabalho, na faculdade.

É um assunto que deveríamos dar mais importância em nossas vidas. Viver de maneira que honre ao Senhor, e isso inclui não somente nossa "espiritualidade", mas nossa vida como um todo. Porque vivemos em uma época onde os negócios, cultura, esporte, educação, muitas vezes são tratados de maneira independente da fé cristã, sendo uma espécie de “complemento necessário”, ou a coroação religiosa da vida, em outras palavras a separação entre o religioso e o secular. Cristianismo não é uma opção religiosa apenas, é uma maneira de viver, e se vivemos para Cristo devemos resgatar estas coisas para Glória de Cristo.

Vivamos para glória de Deus.


Guinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário