terça-feira, 30 de julho de 2013

A Ética Cristã Em Um Mundo Pós-Moderno




O tema proposto para esse breve texto certamente é assunto de obra literária, entretanto, não é de meu propósito estender o assunto em questão a tal nível de debate, apenas ilustrar uma realidade na qual todo cristão está inserido no momento.

PÓS-MODERNISMO

Pensadores e historiadores defendem que o pós-modernismo teve o seu início com a ascensão do ceticismo, da subjetividade e do relativismo na nossa forma de pensar, a crescente desconfiança em relação à razão, o fracasso das ideologias e mudanças nas formas de acumular capital marcam uma nova etapa para a humanidade, com implicações na filosofia, nas artes, no comportamento, na economia, na política e até mesmo na teologia.

De forma geral, o pós-modernismo filosoficamente entende que a realidade é uma construção conceitual, produto do nosso conhecimento científico e da mediação da linguagem, uma ideia que se contrapõe a de uma realidade “natural e objetiva”, que existiria independentemente dos seres humanos. Dessa forma, a rejeição de uma realidade natural e objetiva implica também que não há “Verdades” absolutas para o pós-modernismo. Outra crítica diz respeito à crença de que o conhecimento científico e a evolução tecnológica levarão o ser humano inevitavelmente a ter uma vida melhor. Para o pós-modernismo, a supremacia da razão e da lógica pode ser opressiva e destrutiva.

Por fim, entre as noções filosóficas pós-modernistas mais importantes está a que contesta as grandes teorias que procuram explicar o mundo natural e o social. Para o pós-modernismo essas grandes metanarrativas, como é o caso do marxismo, por exemplo, são perniciosas não só por não conseguirem explicar a contento o que acontece na história humana como também por serem totalitárias e opressivas ao marginalizarem e silenciarem outras perspectivas e discursos.

Resumidamente, não existe uma verdade absoluta no mundo pós-moderno, não existe uma regra infalível a ser seguida. Portanto, as Escrituras Sagradas é amplamente rejeitada, consequentemente qualquer ética desenvolvida a partir dela.


ÉTICA NA ERA PÓS-MODERNA

A ética em um contexto social é diluída em mera moralidade, construída fundamentalmente, a partir de estatísticas. É levado em consideração o que a maioria da humanidade determina como “moral”.

Um bom exemplo é o ato sexual pré-nupcial, se regressássemos no tempo em 100 anos, esse ato certamente seria considerado como imoral para a sociedade, pois apenas uma minoria concordava com o ato; hoje em outro contexto histórico-social essa forma de conduta é amplamente defendida e praticada, transformando em algo moralmente aceito e transferindo qualquer crítica para a minoria atual que não compactua com esse comportamento.

Com essa nova forma de pensar a ética foi inevitavelmente retirada da sociedade, por mais que não se admita publicamente isso, por conceitos moldáveis de acordo com as necessidades históricas e culturais da humanidade.

A verdade não mais é objetiva, cada pessoa pode possuir suas verdades e defendê-las. Um conceito que na prática é insustentável, ninguém consegue de fato viver dessa forma, somos regidos por normas e regras éticas, existem algumas que podem ser quebradas mas outras jamais serão.

O PROCEDER CRISTÃO

Como deve um cristão proceder dentro desse quadro atual na sociedade? Essa pergunta deve ter eco em nossas mentes. Seremos subjugados pelo relativismo e engolidos por essa maneira de pensar? Ou seremos luz nesse mundo e lutaremos pelas verdades absolutas que cremos e nos devotamos?

É necessário e fundamental importância o estudo dedicado na Palavra de Deus, mais do que uma simples lista de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como um Cristão deve viver. A Bíblia é tudo que precisamos para saber como viver a vida Cristã. No entanto, a Bíblia não se dirige diretamente a exatamente todas as situações que vamos ter que encarar em nossas vidas. Como então ela é suficiente? Em situações assim é que temos que aplicar a Ética Cristã.

Ética Cristã pode ser definida como os princípios que são derivados da fé Cristã e pelos quais agimos. Enquanto a Palavra de Deus talvez não cobre cada situação que temos que encarar em nossas vidas, seus princípios nos dão os padrões pelos quais devemos agir nas situações onde não temos instruções explícitas. Por exemplo, a Bíblia não diz nada diretamente sobre o uso ilegal de drogas, no entanto, baseado nos princípios que aprendemos das Escrituras, podemos saber que é errado.

O decálogo é uma fonte extremamente rica de preceitos para nos direcionar em nossas ações e conduta diária. Usando os princípios extraídos das Escrituras, e em especial do decálogo os cristãos podem determinar seu caminho em qualquer situação. Em alguns casos, vai ser bem simples, em outros casos, no entanto, temos que cavar mais fundo. A única maneira de fazer isso é orar e estudar a Palavra de Deus.


CONCLUSÃO

Vivemos em um momento de manifestações e conflitos políticos em nosso país, oportunidade para o cristão se posicionar em suas convicções. Observamos as pessoas indo as ruas, clamando por reforma política, lutando contra a corrupção. Mas essas mesmas pessoas que hoje lutam por causas legítimas são aquelas que anualmente sonegam o seu imposto de renda, são as mesmas que nos seus empregos dão o chamado “jeitinho brasileiro” passando por cima de normas estabelecidas para receberem algum tipo de favorecimento.

Esse é o reflexo dessa cultura relativista que estamos inseridos. Onde o que a maioria tolera é moral, regras construídas por estatísticas, sem qualquer alicerce para o padrão ético em suas vidas. Onde condenamos as atitudes dos outros mas não somos capazes de condenar as nossas próprias atitudes.

O cristão deve como diz a Palavra de Deus: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2Tm 2:15.

Devemos manejar bem a palavra da verdade, devemos ter intimidade com a Bíblia e não apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra do Senhor (Tg 1:22). Não compactuando e lutando contra o pecado na sociedade e em nossas vidas, lutar contra o homossexualismo, contra o aborto, contra a desigualdade social, contra a corrupção, assuntos tão em foco em nossos dias, devemos nos posicionar biblicamente contrários a essas práticas. Mas da mesma maneira que nos posicionamos contra essas coisas, devemos possuir uma conduta de vida que mostre o Deus que servimos, nos posicionando também em questões corriqueiras como sonegação de imposto, pirataria, ato sexual pré-nupcial, entre tanto outros assuntos praticados pela grande maioria da sociedade e considerados como moralmente aceitos.

A conduta cristã, a ética cristã, se faz no proceder diário, seremos julgados pelo nosso proceder e não pela quantidade de livros que lemos nem pela teoria que sabemos.

Que Jesus nos ajude.

Fernando Di Domenico



Fonte:
R.C.SPROL. Como Devo Viver Nesse Mundo?. Editora Fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário