segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Qual é a natureza das nossas escolhas?... A Bíblia Responde #44




Paulo menciona que temos capacidade para exercitar nossa vontade. Qual é a natureza de nossa escolha?

Peço desculpas por não identificar o texto de Paulo que você citou, para com isso, poder fazer uma análise exegética do mesmo, portanto focarei na segunda parte da sua pergunta: A natureza da vontade humana.

Sabemos claramente que todo o ser humano possui vontades e escolhas, mas a questão é: As nossa escolhas sofrem alguma influência além das nossas vontades? Possuímos livre-arbítrio?

Livre-arbítrio é conseguir tomar decisões livremente, agindo conforme a nossa natureza, sem qualquer influência externa. Sabemos que Adão possuía livre-arbítrio e Jesus Cristo também. Mas e o resto da humanidade, descendentes de Adão e Eva?

Após a queda o pecado entrou no mundo, e herdamos essa herança de pecado desde o nascimento. A partir de Adão, como Martinho Lutero muito bem definiu, não possuímos livre-arbítrio mas sim escravo-arbítrio. Escravo por conta da influência dos malefícios do pecado. Todas as nossas escolhas são diretamente influenciadas pelo pecado que habita em nós, mesmo depois de convertidos ao Evangelho, o pecado ainda permanece em nós.

Podemos dizer que somos livres sim, mas livres das consequências desse pecado, livres da condenação eterna, até que sejamos libertos de uma vez por todas, até que recebamos corpos glorificados quando Cristo retornar.

Esta incapacidade entretanto não reduz a nossa responsabilidade. A Bíblia deixa bem claro que não só temos a capacidade de escolher, mas também temos a responsabilidade de escolher sabiamente. No Antigo Testamento, Deus escolheu uma nação (Israel), mas os indivíduos daquela nação ainda tinham a obrigação de escolher obedecer a Deus. Da mesma forma, os indivíduos de fora de Israel também podiam fazer a escolha de acreditar e seguir a Deus (por exemplo, Rute e Raabe).

Entretanto, como pode o homem, limitado por uma natureza pecaminosa, escolher o que é bom? É somente através da graça e do poder de Deus que o livre-arbítrio torna-se verdadeiramente "livre" no que diz respeito à escolha da salvação (João 15:16). É o Espírito Santo que atua na e através da vontade de uma pessoa a fim de regenerá-la (João 1:12-13) e dar-lhe uma nova natureza criada "segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Efésios 4:24). A salvação é obra de Deus. Ao mesmo tempo, nossas motivações, ações e desejos são voluntários e somos devidamente responsabilizados por eles.

Que Deus te abençoe.

Solus Christus

Nenhum comentário:

Postar um comentário