domingo, 31 de agosto de 2014

A verdadeira vida em Cristo.








                      “E não quereis vir a mim para terdes vida.” Jo 5.40

Nas palavras do Senhor Jesus existe a mais dura verdade sobre os homens. Entre as restrições das pessoas não se achegarem a Cristo a mais comum é:

Não preciso de um Deus que controla minha vida, que me diz o que fazer.

Falta a estas pessoas uma compreensão correta sobre Deus, Jesus e sua Palavra. Quando apresentado um justo julgamento diante desta rebeldia, o homem se sente injustiçado e rebela-se ainda mais contra Seu criador.

O deus deles é seu próprio umbigo,não o Deus Soberano das Escrituras que faz tudo conforme Sua livre vontade. O Jesus deles se resume ao homem que separou o calendário em antes e depois dele, mesmo quando não percebem isso e em vez de receber ao Senhor Jesus como Deus da glória, conselheiro fiel e príncipe da paz.

A Bíblia para estas pessoas não pode ser usada nem mesmo como fonte histórica, tendo em vista que a mesma se autentica pelos historiadores ao longo dos seculos, muito menos é tida como a verdade absoluta revelada de Deus que guia, ensina corrige.

Queridos, há vida no Senhor Jesus, a verdadeira vida, Ele é o caminho, corramos para o Senhor Jesus que pode, assim como tantos milagres relatados em Sua santa Palavra, nos conceder através de Seu Espírito o milagre do novo nascimento, mudando nosso coração duro de pedra rebelde contra Cristo e Sua Palavra, por um coração de carne que obedece a Cristo por amor.


Em Cristo


Guinho 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Coragem em Proclamar o Evangelho.






                  “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura.” Mc 16:15

Que doce e majestosa tarefa confiada a nós pelo Rei, proclamar a sua vinda e anunciar a sua volta.

Tantas vezes envergonhado e acanhado pelo desconforto deste anuncio, Senhor perdoa-me por tamanha covardia e me encoraja e consola pelo poder que vem de Ti. Descubro minha fragilidade e incapacidade sem a tua força, como Isaías (6:5) sentindo-se homem de lábios impuros em meio a uma geração perversa.

Perdoa-nos Senhor por tantas vezes não proclamar o Evangelho sabendo que é o Teu Santo Espírito quem convence o homem cego para enxergar a Tua beleza, surdo para escutar os teus mandamentos e tolo para não desfrutar da Tua Salvação.


Como o Salmista te peço que possa morar na Tua casa para sempre, rogo-te que nos conceda força, intrepidez, sabedoria e compaixão para aproveitarmos as oportunidades de testemunhar todos os teus grandes feitos, dos quais eu pobre pecador sou testemunha da libertação que tu providenciaste através da cruz.

Senhor, te imploro, retira de mim o orgulho que por vezes tenta me fazer não proclamar o Teu Evangelho, do medo de que possa ser considerado louco por proclamar a mensagem de que as pessoas precisam de um Salvador e me conceda a verdadeira humildade, revestida da Tua sabedoria que proporciona a coragem de dizer aos homens que o Rei chegou e ele diz que é tempo de que todos se arrependam, desfrutem de Seu Reino. 

Meu desejo é de que tu me faças teu mensageiro fiel, sem acréscimo nem firulas, sem colocar açúcar no amargo gosto do pecado. Tendo temor de não falsificar a mensagem para me tornar agradável a todos, mas pelo contrário, poder dizer:

O Rei reina e mandou trazer as boas novas de Salvação!


Em Cristo

GUINHO


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Isso não é uma contradição sobre o pecado?... A Bíblia Responde#43









Me explique qual a diferença do versículo da 1°epistola de João cp-1 vs 8, e o cp-3 vs 8. sendo que o 1° vs fala que se não temos pecado somos mentiroso e o outro (2°) fala que se pecarmos somos filhos do diabo?


Obrigado pela pergunta, é importante sempre que você fizer a leitura do texto bíblico, você levar alguns passos indispensáveis para a interpretação correta.

Primeiro, leia o versículo dentro de seu contexto imediato, é possível que nos versículos anteriores ou posteriores estejam contidas importantes explicações. 

Segundo, leia o versículo a luz do contexto do capítulo, o que este capítulo traz como explicação ou ensino.

Terceiro, é importante sempre aprendemos o propósito em que o livro foi escrito, neste caso, na primeira carta de João, ele escreveu a carta com o intuito de desmascarar os falsos mestres, quanto ao que eles ensinavam sobre Deus e Jesus, dando suporte aos crentes quanto a sua vida, você pode entender mais neste ótimo resumo:


Tendo feito estas considerações, fica muito mais fácil de entender o contexto em que cada versículo foi escrito.

No capítulo 1, João se preocupa em explicar que Cristo realmente veio em carne, porque aqueles falsos lideres estavam ensinando que Jesus não tinha vindo em corpo físico, então João continua descrevendo sobre o caráter de Deus  (Jo 1.5), sobre a maneira de vida que o crente deve viver em relação a Deus (Jo 1.6), reconhecendo seus pecados (Jo1.8) e depositando sua confiança naquele que pode perdoar e justificar diante de Deus (Jo1.8), João termina este capítulo afirmando que aqueles que não acham que são pecadores, que não acham que precisam de um mediador para esta condição, são mentirosos e o ensino do Evangelho não está neles (Jo 1.10). Somente uma pessoa que reconhece que é pecador diante de Deus e que necessita de perdão através do único "mediador", a saber Jesus, é realmente um crente . 

Após João trazer consolo  e incentivo aos crentes (1 Jo 2,1) e descrever que aquele que se diz crente, tem um exemplo a ser seguido (1Jo 2.6), ele volta no capítulo 3, agora com mais força demonstrando as características  dos filhos de Deus (1 Jo 3.6),  que aqueles que nasceram novamente, foram regenerados em Cristo, não vivem mais na "prática" do pecado, ou seja, que está em Cristo, unido a Ele pela fé, tem sua vida para Cristo. Ao contrário daqueles que vivem na prática (1 Jo 3.8), é do diabo porque nunca de fato se arrependeu de seus pecados e cada um imita seu senhor (Jo 8.44). 

Se você continuar lendo o capítulo 3, o versículo 9, vai explicar exatamente isso, aqueles que estão em Cristo não são mais servos do pecado, eles não sentem prazer com o pecado, agora eles estão debaixo do senhorio de Cristo, não existe meio termo, conforme vemos em 1 Jo 3.6, aqueles que vivem na prática constante do pecado, sem arrependimento, desejando ser parecido com Cristo, de fato nunca o conheceu. Lendo os textos em seus contextos, o entendimento é bastante esclarecido.

Este texto pode ser útil para entender mais sobre a vida cristã descrita por João:


Em Cristo 








domingo, 3 de agosto de 2014

Exposição de 1 João 4:7-11