sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Posso viver da maneira que quero, sem me importar com Deus?...A Bíblia Responde#47








Deus aceita eu querer coisas diferentes para minha vida, diferentes do que todos querem e até mesmo ele planejou? Não quero viver eternamente nem ir para o céu, ao fim da vida quero fechar os olhos e não mais abri- los. Sou uma pessoa que gosta de viver sozinho e não gosto de me envolver em nada, nem em questões humanas nem espirituais. Ou seja não quero fazer parte de nada, nem de sociedade, nem de igreja. Não me importo com nada, nem com ninguém. Não que eu seja contra as pessoas ou contra a Deus, simplesmente não me importo com nada, quero apenas ter paz e em determinado tempo deixar de existir. Não quero nem Deus nem o diabo. Nem céu nem inferno. Não quero me envolver, essa guerra não é minha e não gosto dela. Como Deus vê meu posicionamento???? Ele vai me condenar por não querer fazer parte de nada????


Olá!

Apesar da resposta para sua pergunta ser muito simples, eu sinto a necessidade de explicar resumidamente o ensino Bíblico para tantas questões que você colocou.

A Bíblia nos conta a história da humanidade. Ela nos ensina que existe um criador (Deus) que criou tudo, tanto o homem quanto o universo, para Sua glória (Gn 1).  A Bíblia nos conta que os primeiros pais, Adão e Eva, viviam em um estado de harmonia e presença de Deus em uma aliança de obediência.

No entanto, ela nos traz um fato. O homem desobedeceu, e assim com esta desobediência entrou o pecado no mundo, esse pecado afetou todo universo, trazendo desordem e rebeldia perante Deus (Gn 3). Esta é a notícia ruim, o homem se tornou rebelde, para com seu criador, ele se tornou inimigo de Deus.  Todavia, a Bíblia nos conta que existe uma boa notícia (esse é o significado da palavra Evangelho). Deus prometeu que iria novamente proporcionar um meio para que a humanidade tivesse um relacionamento novamente com Ele. Qual a forma que isso poderia acontecer? Como pagar um preço tão elevado a um Deus Santo?

Somente com uma pessoa de igual importância, capaz de viver um vida perfeita e pagar o preço pelos pecados dos homens (Jo 1.1-5). Então Deus em Seu amor, sem merecimento nenhum por parte dos homens, envia Seu Filho Jesus, para sofrer na cruz do Calvário, uma morte de cruz, recebendo o pagamento dos pecados em si mesmo (Is 53.5), para que todo que nele crê não pereça (Jo 3,15).

Essa é a boa notícia, Cristo trouxe o Evangelho da Paz (Ef 6.15). A paz que a Bíblia se refere não diz respeito com uma paz do tipo, "me deixem quieto", ou não "mexo com ninguém". Esta paz significa que aquele que está em Cristo, tem paz com Deus, seu relacionamento foi restaurado por méritos de Cristo. A paz que a Bíblia ensina não é relacionada simplesmente com não querer indisposição com alguém, mas ela traz a ideia de reconciliação, uma reconciliação em amor, sem Cristo permanecemos inimigos de Deus.

Ensinos trazidos pela Bíblia:

*A Bíblia ensina que Deus criou todas as coisas, ele é eterno, sempre existiu e sempre existirá (Sl 145.13).

*A Bíblia nos ensina que o criador tem uma Lei, mesmo quando reconhecemos isso ou não, sendo assim sua Lei é o padrão para vida do homem, não nossas opiniões, Seu julgamento é baseado em seu padrão, não no padrão de nossas mentes (Sl 19.7).

*A Bíblia ensina que Deus sempre foi e é auto-suficiente nele mesmo.  Deus sem o homem continua sendo Deus, o homem sem Deus não é ninguém.  O Deus da Bíblia é muito diferente dos deuses da mitologia grega, onde aqueles eram dependentes das orações dos homens para sobreviver, o Deus da Bíblia é soberano e todo poderoso (Sl 86.10).

*A Bíblia ensina que existe uma realidade futura na vida de todos os homens, quer acreditemos ou não, quer queiramos ou não. As pessoas quando morrem tem dois destinos, céu ou inferno (Mc 16.16) .

*A Bíblia ensina que o homem está em inimizade com Deus, a não ser com a reconciliação, ou paz que Cristo trouxe, não por obras, mas sim pela fé Nele (Jo 14.6).

*A Bíblia ensina que somos pecadores incapazes de pagar a pena imposta para o pecado (Rm 3.23). É impossível para o homem se tornar por si próprio, amigo de Deus, sendo assim, ele precisa de um Salvador  para sua situação diante de Deus e somente Jesus pode ser este intermediador. Porque esta salvação não é adquirida por boas obras, porque ninguém é capaz de agradar  a Deus pelas obras.

A Bíblia ensina que existem somente duas famílias, aqueles que estão unidos a Cristo pela fé e confiança como Seu Salvador, são chamados filhos de Deus e aqueles que são da família de Satanás(1 Jo 3.9).


Gostaria de que você soubesse e avaliasse profundamente o que vou lhe dizer:

Deus não criou o homem porque precisava do homem, o homem não tem nada para oferecer que Deus necessite, entende? Deus controla todas as coisas segundo a sua vontade, a Bíblia nos descreve que Satanás já está derrotado, embora ainda hoje tente causar o máximo de danos que conseguir. Deus já deixou descrito em Sua Palavra, a Bíblia, que chegará o momento em que Ele restaurará todas as coisas, dentro de Sua vontade, eliminando de uma vez por todas o pecado, esmagando Satanás.

A idolatria descrita pela Bíblia, não se limita a imagens feitas de pedra ou metal. Todas as vezes que colocamos algo ou alguém ocupando o lugar de Deus, isso é idolatria. Isso está acontecendo com você, quando você diz que não se importa,  você simplesmente está se colocando como mais importante que Deus, mesmo que sem perceber.

Todos fazem parte de uma família, ou de Deus por causa de Cristo somente, ou do Diabo por causa do pecado. Deus como um justo juiz, santo, retribuirá a cada um segundo isso. Não existe neutralidade entende? Aos olhos de Deus, se você não tem a Seu filho, Jesus, você está condenado.

Pense com seriedade, porque o lugar preparado para todos aqueles que não entregam suas vidas em arrependimento dos seus pecados e confiança a Cristo passarão a eternidade no inferno, que será um lugar terrível, não porque o Diabo estará lá, mas porque lá será o lugar onde toda justiça de Deus será derramada. Aqueles que lá estiverem passarão 50 anos sofrendo e olharão como se fosse terminar, mas então continuarão sofrendo mais 50, 100, 1000 anos, isso é eternidade (Mc 16.16). Não tem final, não deixarão de existir,  é para sempre. Espero que você possa refletir a respeito e que Deus lhe conceda o arrependimento e o desejo pela comunhão com Ele através do único caminho, Jesus Cristo.

Foi para isso que fomos criados, para glória de Deus.

Em Cristo.

Guinho

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Porque parece que quanto mais "sabedoria" o homem alcança mais se afasta de Deus?...A Bíblia Responde#46









 Como sempre digo e repito novamente, este site tem sido de muitas bênçãos para mim e para as pessoas a minha volta, muito obrigado. A pergunta que faço dessa vez é a seguinte: em pesquisas feitas através de livros e internet, venho percebendo um alto declínio de religiosos e percentual da população que professa sua fé em Deus ou alguma força espiritual, decrescentes em países principalmente de berço protestante, de grande influência do protestantismo ou muito desenvolvidos, sobretudo nos países nórdicos e Europa Ocidental: Noruega, Países Baixos, Alemanha, Suécia, Suíça, Islândia, Dinamarca e além desses Austrália e Nova Zelândia, sendo que alguns citados o catolicismo também tem forte participação. Mas a pergunta é: Porque justamente esses países, os mais desenvolvidos em tecnologia, educação e vida de qualidade tem o maior número de ateus, agnósticos e irreligiosos? Não deveria ser o contrário? Pois o conhecimento nos leva a acreditar em Deus.



Obrigado pela ótima pergunta.


Esta é uma pergunta que pode ser longa devido as explicações históricas que vem influenciando a humanidade ao longo dos séculos e ao mesmo tempo, simples, explicada pelas Escrituras. Tentarei resumir os acontecimentos ao longo da história para depois finalizar com o conceito Bíblico.

Ao longo da história vemos que a filosofia e o cristianismo sempre andaram muito próximos, grandes teólogos cristãos conhecidos como Pais, que se referiam as primeiras gerações posteriores aos Apóstolos, Policarpo, Tertuliano, Irineu, e o conhecido Agostinho de Hipona (entre outros), que tinham contato com as filosofias de Platão e Aristóteles, por conta do mundo helenizado e grego, embora isso tenho acontecido antes de sua época,  para posteriormente ser Romano, na época que chamamos de Idade Antiga. Com o passar dos séculos, os pensamentos filosóficos mais racionalistas baseados principalmente em Aristóteles, ganharam força e influenciaram grandes teólogos, como foi o caso de Tomás de Aquino, no período da Idade Média.

Então a ênfase começou já a ser mesmo nos círculos cristãos, no racionalismo, período que conhecemos como período escolástico, neste período era defendida a tese de que apesar de que Deus é o criador, o homem não necessariamente precisava da "iluminação" de Deus, para conhecer as verdades sobre Ele, ou em outras palavras foi uma época da supervalorização da razão.

O que se chamou de Teologia natural, ou revelação geral, que trazia em seu seio, o conceito de que a razão seria capaz de perceber e conhecer a Deus, simplesmente por meio da razão, algo que foi fortemente refutado por Lutero, porque apesar de reconhecer que a criação pode nos trazer rastros de Deus, somente em Cristo que temos acesso ao verdadeiro conhecimento de Deus.

Aliado a esta forte ênfase no racionalismo, pensamentos filosóficos de Descartes,  Kant e Nietzsche passaram a influenciar profundamente o pensamento moderno até mesmo na teologia, com a mudança de que antes, a verdade a ser conhecida não estava no sujeito, passando para que a única verdade a ser conhecida vem do sujeito, para Kant, o homem é o criador originário de todos os conceitos e representações e o único autor de suas ações, daí para o Liberalismo teológico foi um passo muito rápido, a ideia difundida de que os milagres bíblicos, são mitos e fábulas, desta maneira devastando as Igrejas no local onde antes havia sido o berço (Europa), mas também pelas Américas, a ponto dos estudiosos declararem de que a Europa vive um período pós-cristão, esta é a consequência de uma teologia defeituosa influenciada por filosofias puramente antropológicas. 

Este é um breve resumo histórico, para chegarmos aos nossos dias, todavia, o conceito Bíblico explica de maneira absoluta a causa de todas estas coisas, existe uma doutrina chamada de Depravação total, que se refere ao estado do homem, esta doutrina não se refere ao estado do homem em sua intensidade, ou seja, que o homem é tão mal quanto poderia ser, mas se refere a extensão (Ef 2.1). Com a queda, a Bíblia nos ensina que o homem foi afetado em todas as áreas: Mente, corpo, emoções, vontade e alma, isso quer dizer que o homem não deseja a Deus por si mesmo (Jo 5.40), porque suas faculdades estão afetadas pelo pecado, e tão pouco pode conhecer de maneira satisfatória pela razão, como pensavam os escolásticos, porque sua razão também foi afetada pelo pecado. Paulo explica muito claramente, porque mesmo aprendendo e conhecendo coisas fantásticas, conforme você colocou, que o conhecimento deveria nos aproximar de Deus, mas acaba por tornar o homem ainda mais indesculpável por sua conduta diante de Deus:

Romanos 1:19-25

Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém

Por isso lugares onde muitas vezes a tecnologia, qualidade de vida deveriam dar glórias a Deus, acabam por se tornarem cada vez mais insensatos, não reconhecendo que tudo que eles podem ter, não provém meramente de suas forças, pelo contrário, "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam"(Salmo 127). 

O homem não pode salvar a si mesmo, ele é dependente totalmente da obra do Espírito Santo em sua regeneração, o que as Escrituras chamam de novo nascimento (Jo 3.3), então aprendemos que sistemas humanos, que não dependem de Deus, são incapazes de converterem pessoas, porque esta é uma obra atribuída somente a Deus (Salmo 62.1), as Igrejas em boa medida tem abandonado o verdadeiro Evangelho, a proclamação genuína da salvação de Deus, trocando por métodos que se preocupam com várias coisas (riqueza, cura, fama), menos com a Glória de Deus, todavia, nossa confiança e alegria é de que Deus conforta, sustenta e guia seu povo, apesar das dificuldades, e que Seu plano está caminhando para o cumprimento, nada destas coisas está despercebida ou fora do controle do Altíssimo, porque nosso Deus está nos céus e fez tudo que lhe apraz (Salmo 115.3).

Porque dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém

Em Cristo








domingo, 16 de novembro de 2014

Conferência Teológica IBLM 2104 - Resumo




Ontem (15/11/14) fomos agraciados por Deus, na Igreja Batista Luz do Mundo em Passo Fundo - RS, com um dia de estudos da Palavra de Deus sobre as doutrinas da graça. Um tempo precioso que tivemos junto aos irmãos e dos pastores Antônio Neto e Felipe Prestes, ambos bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Cariri, Pr. Antônio Neto professor permanente do curso on-line da Escola Charles Spurgeon - CE e Pr. Felipe Preste leciona o curso de Grego nesta mesma instituição.

Selecionei algumas frases marcantes e os versículos bíblicos que foram expostos e estudados em cada palestra da conferência.


Palestra: Total Depravação - PR.Antonio Neto

"A compreensão desta doutrina determinará a correta compreensão das demais."
"Negar este primeiro conceito obrigará a pessoa a negar os demais pontos."

O que significa:
1) o pecado afetou toda a pessoa. Rm 3:10-18
- mente corrompida, comunicação corrompida e atitude corrompida.
2) a pessoa está totalmente incapaz de se submeter a Deus. Ef 2:1-3
- Três senhores: o mundo, o diabo e a carne.

"O homem é incapaz de honrar a Deus em seu coração."
"Isso torna o homem desesperadamente necessitado da graça do evangelho e da salvação."


Palestra: Eleição Incondicional - PR. Felipe Prestes

"Devemos começar olhando o homem da maneira correta, como totalmente incapaz, e a doutrina Calvinista faz exatamente isso, ao contrário da doutrina arminiana que eleva demais a posição do homem nessa equação."
"A eleição incondicional é o ato de Deus por meio do qual Ele escolheu, com base na sua própria vontade antes da fundação do mundo."

- O homem não tem capacidade de ter fé. Ef 2:1,3.
- Deus não encontra motivos no próprio homem para escolhê-lo.
Textos que comprovam a eleição incondicional: Rm 9:11-16; Rm 8:29-30; Ef 1:3-5,11; 1Pe 1:1-2, 2:9.

"Se você é um eleito você têm obrigação de ser irrepreensível."
"Eleição com base na fé = glória para o homem."
"Eleição com base na soberana vontade = glória para Deus."
"Nem mesmo num futuro visto por Deus o homem se a chegaria a Deus."
"A eleição incondicional é extremamente humilhante para o homem."


Palestra: Expiação Limitada - PR. Felipe Prestes

"Sem uma boa explicação da expiação é impossível determinarmos se ela é limitada ou ilimitada."
"O mundo caído em Adão é restaurado em Cristo."
"No corpo de Cristo não há distinção de raça, cultura, classe e sexo."
"Desconfie de igrejas que vem para salvar os jovens, os ricos, os pobres ou com grupos específicos. Igreja só faz sentido se for para todos."
"Expiação limitada não é uma definição de poder, mas de propósito. Assim, a morte de Cristo é suficiente para salvar a todos, mas eficiente somente para salvar os eleitos."
"A expiação arminiana limita a expiação no seu poder, a calvinista no seu propósito."

Sequência lógica: - Homem depravado - Eleição incondicional - Expiação limitada

"Se a expiação não for limitada, então, Cristo morreu por pessoas que estão no inferno."
Textos importantes: Jo 10:11, 15, 26; Mt 20:28; 1Tm 4:10
"A morte de Cristo foi substitutiva, morreu no nosso lugar."

O que Cristo fez na cruz?
- Redenção (Is 53:10-11)
- Propiciação (1 Jo 4:10)
- Reconciliação (RM 5:10)
- Substituição (RM 8:32)


Palestra: Graça Irresistível - PR. Antônio Neto

"O fundamento da graça irresistível é a ideia de que foi Deus, e apenas Deus, quem operou na salvação do homem."
"É a conclusão lógica da depravação total."
"Nós só somos salvos porque Deus nos salvou."
"Não significa dizer que o homem jamais resiste a oferta da salvação."
"Não significa dizer que Deus salva pessoas à força."

É a obra soberana de Deus em vencer a nossa rebelião do nosso coração e trazer-nos à fé em Cristo, para que sejamos salvos. Jo 6:44, Rm 8:30, Jo 3:3, Jo 3:6, Ef 2:4-5, At 18:27, At 16:14, 1Jo 5:1.

"O novo nascimento é uma obra soberana e sobrenatural do Espírito Santo."
"Deus, e unicamente Deus, nos deu vida, pela graça somos salvos."
"A fé é uma expressão do novo nascimento."
"Por que irresistível? Porque Deus coloca em nós o seu Espírito Santo, que abre os nossos olhos para a realidade dos nossos pecados e para a sublimidade de Deus e do Senhor Jesus Cristo."
"É ao recebermos o Espírito Santo que somos convencidos amorosamente por Deus do nosso estado pecaminoso e necessidade de salvação."


Palestra: Perseverança dos Santos - PR. Felipe Prestes

"Deus assegura a nossa salvação."
"Que Deus fraco permite o homem perder a salvação que Ele assegurou anteriormente?"
"Se Deus providenciou, Deus vai assegurar a nossa salvação."
"Se os eleitos não perseverassem... A escolha de Deus falharia."

Rm 8:35-39; Jo 6:37; Jo 10:27-29; Fp 1:6; 2Tm 1:12; Ef 1:13-14; Rm 8:28-30; Jo 6:47; Jo 5:24

"Uma questão de segurança e de perseverança."
Soli Deo Gloria

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Documentário: O ESPELHO DOS MÁRTIRES 1





quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Conferência Teológica 2014 - IBLM


http://iblmpf.blogspot.com.br/