domingo, 28 de junho de 2015

Como crente devo buscar ter os dons de profecia?...A Bíblia Responde #57






 Sou recém convertido.. Mas busco muito a palavra de Deus, estou ficando fissurado em ganhar almas e levar o amor de Deus... Por isso Deus me concedeu dom de revelação e de profecia. . Eu queria saber se posso pedir a Deus que me revele algo de uma certa pessoa? E se posso pedir com mais clareza os sonhos pra que eu não interprete errado..??


Olá!

Fico muito contente que você entendeu o Evangelho, as boas novas de salvação, que você entendeu seu estado pecador e inimigo de Deus, se arrependeu dos seus pecados e depositou sua confiança na salvação através de Cristo como Senhor e Salvador.

Todo crente aprende que a Bíblia é suficiente para nos ensinar, corrigir e nos mostrar como andarmos (2 Tm 3:16), é por isso que dizemos que a Bíblia é a nossa regra de fé e prática, sendo assim tudo que precisamos saber, Deus no revelou através da Bíblia, não sendo necessário novas revelações, pelo contrário, a revelação que precisamos está na Bíblia que é o Evangelho.

Tudo aquilo que precisamos aprender está escrito na Bíblia e não pode ser trocado por nenhum "atalho espiritual", os reformadores, que foram aqueles que desenvolveram mais dos conceitos da fé cristã através da Reforma Protestante, tinham o lema de "orare e labutare", que é uma frase que quer dizer que precisamos orar (orare) porque a Bíblia é a palavra de Deus e precisamos de ajuda do Espírito e estudar (labutare) porque ela precisa de estudo para entender sempre seu contexto e não interpretar de maneira errada os textos bíblicos.

Deus em Seu plano utilizou  meios para edificação de seu povo através dos tempos (Hb 1:1), uma dessas maneiras foi através dos profetas, e precisamos saber que o dom de profecia era utilizado por eles, como hoje não temos mais profetas e apóstolos estes dons não são mais necessários e nem disponíveis para a Igreja que já tem a revelação necessária completa de Deus, a Bíblia. Veja este texto:

http://www.gotquestions.org/Portugues/profetas-igreja-hoje.html

Gostaria de ter mais tempo para discorrer sobre o ensino disso, mas terei que ser mais breve, por isso os links podem lhe ser muito úteis. Muito embora não seja nem de longe a maneira bíblica que grande parte das Igrejas tem  feito com o ensino sobre estes assuntos, muitas vezes as Igrejas tem trocado o ensino verdadeiro e diligente da Bíblia por um atalho espiritual místico que não tem base bíblica nenhuma, onde dizem para as pessoas na Igreja que tipo de dom espiritual este ou aquele tem, sendo que isso é dado por Deus sempre para     edificação do seu corpo (a Igreja), (1 Co 14:12).

No Antigo Testamento, os profetas não faziam apenas predições do futuro, em sua maioria eles traziam mensagens de arrependimento ao povo, muitas vezes traziam palavras de juízo pela parte de Deus e sempre apontavam para o Messias (Jesus) que haveria de vir. Nos nossos dias, as profecias tem caráter de adivinhação sobre as pessoas, além de não ter base bíblica para isso, esta prática mais se parece com uma prática de cartomante do que de cristãos.

Uma curiosidade não levada em conta é de que no Antigo Testamento, a pena para aqueles que se diziam profetas e não eram, era com a pena de morte, ou seja, se aqueles que diziam portadores de profecia, falavam algo que não se cumpria eles eram condenados a morte. Bem diferente de nosso dias não é?

http://www.gotquestions.org/Portugues/profecia-pessoal.html

Tendo explicado de maneira bem resumida os erros de interpretação quanto ao significado ensinado dos dons espirituais, gostaria de lhe introduzir ao modelo bíblico do Novo Testamento sobre a Evangelização deixado por Jesus. No Evangelho de Mateus no capítulo 28:18, Jesus nos deu a grande comissão: Ir por todo mundo pregando o Evangelho, batizando e ensinando, logo em seguida na descrição histórica dos primeiros anos da Igreja no livro de Atos, quando Pedro no capítulo 2, pregou para a multidão, o que ele (Pedro) explicou foi o Evangelho e esta verdade segue-se pelo livro inteiro depois com Paulo também fazendo a mesma coisa, pregando o Evangelho.

O livro de Hebreus nos diz que Deus usou de muitas maneiras para comunicar Seu plano (Hb 1:1) mas que o ápice da revelação foi a chegada do Senhor Jesus e é nisso que devemos gastar nosso atenção de explicar para as pessoas.

Então, o que você deve fazer como discípulo do Senhor Jesus é proclamar o Evangelho, que foi revelado por nós na Bíblia. No Novo Testamento a maior parte das vezes quando se fala em "mistérios" é de algo que ainda não havia sido revelado no Antigo Testamento e com a vinda de Jesus foi, em outras palavras era o mistério do Evangelho e não de coisas que precisamos hoje "descobrir".

Esta é a revelação (mistério) que você deve dizer as pessoas é  que Deus amou o mundo tanto, que deu o Seu Filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16). O que você precisa saber sobre qualquer pessoa é de que ela, como você e  eu, somos pecadores e precisamos de salvação em Jesus Cristo.

Isso não dispensa que você possa se tornar amigo, escutar as pessoas e conhecer mais sobre elas, e de fato ter ensinamentos e aplicações da Bíblia para vida das outras pessoas, com desejo de edificá-las em Cristo, para isso você pode e deve pedir por sabedoria de Deus, porque não é uma obra capaz de ser feita meramente por nós (Tg 1:5).

Em nenhum momento da Bíblia e da história da Igreja o Espírito Santo trabalha com pessoas que não estejam em busca de ficar cheias de Sua palavra, em outras palavras o Espírito não trabalha com preguiçosos de estudar a Bíblia, é dela que você vai retirar o necessário para falar para as pessoas, incluindo o Evangelho e o ensino (2 Tm 3:16).

Não de ênfase a atalhos espirituais erroneamente incentivados por vários lideres nos nossos dias. Muito embora pareça ser muito espiritual essas considerações, elas levam em sua grande maioria a preguiça e insubmissão em relação a autoridade das Escrituras, mesmo quando as pessoas dizem que recebem a Bíblia como autoridade máxima, quando se demonstra nela a falta de base ou erros de interpretação, a pessoa está muitas vezes tão "viciada" nestes métodos "ditos" espirituais que acabam por comprometer sua leitura bíblica com misticismo e erros e não com a autoridade das Escrituras.

Respondendo as suas perguntas:

1- Não, você deve cada vez buscar mais da Palavra de Deus, orando a Deus que cada vez lhe capacite para poder cada vez mais ser um instrumento dEle, lembrando que o que as pessoas precisam mais do que qualquer outra coisa, as boas novas de salvação, o Evangelho.

2-Muito cuidado, os sonhos não são como habitualmente Deus trabalha com nós, mesmo nos tempos bíblicos isso se restringia para poucos. Não deve ser algo a ser buscado com ênfase por nós. Hoje nós temos a Bíblia completa com toda revelação necessária, embora possa acontecer, por que Deus faz o que Ele quer. Eu me junto ao reformador Matinho Lutero que disse :

"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."

Em Cristo










terça-feira, 9 de junho de 2015

Pregação em Áudio - João 12:44-50 (Crer ou não Crer? Eis a Questão)


"Ser ou não ser, eis a questão". Esta é uma das frases mais famosas da literatura mundial. Ela foi escrita por William Shakespeare, na peça Hamlet. Assim, sempre que ela é proferida, vem à nossa mente esta obra deste grande escritor.
O Evangelho de João, se pudesse ser resumido, teria uma frase parecida: "Crer ou não crer, eis a questão". Este resumo ocorre no texto de João 12:44-50. Neste trecho bíblico, encontramos um resumo do ensino de Jesus, que consiste em uma chamada a considerarmos esta questão: Crer ou não crer em Jesus, o Nazareno?
No sermão pregado no dia 7/06/2015, na Igreja Batista Luz do Mundo, o pr. Antônio Neto expõe o texto bíblico nos chamando a considerar a crença e a descrença. Ao final, a pergunta que nos resta é: O que faremos com Jesus de Nazaré?
Clique no link abaixo e ouça esta mensagem bíblica.

 
Fonte: http://iblmpf.blogspot.com.br/2015/06/pregacao-em-audio-joao-1244-50-crer-ou.html

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Porque Deus não curou Hawking?... A Bíblia Responde# 56




                        

 Porque Deus nao curou Stephen Hawking? Porque não houve cura para o caso do grande físico, cientista, e um dos grandes genios revolucionários da humanidade Stephen Hawking, que por meio de uma doença genética não o impediu que isso fosse uma pedra no caminho, mas sim com ajuda de sua cadeira mecânica robotizada que fala por ele. Conseguiu por sobre o mundo a Teoria do Big Bang, que abalou milhares de religiões pelo mundo. E por continuar vivo afirma "Deus nao Existe" Porque Deus não fez algo magnifico no caminho de Hawking, como curar sua doença, e o tornando um físico sábio Cristão?

Olá!

Embora esta seja uma resposta que poderia ser respondida de maneira direta, é necessário que eu explique o que a Bíblia nos ensina sobre o assunto. Para começar com o texto abaixo:

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29"


Aprendemos pela Bíblia que existe a vontade de Deus oculta e a vontade de Deus revelada, sendo assim a vontade de Deus oculta pertence somente a Ele como Soberano sobre sua criação, mas podemos aprender através de sua vontade moral revelada, o que Deus nos ordena, para isso temos a Bíblia. Por isso recebemos a Bíblia como manual de nossas vidas, como regra de fé e conduta, por onde nós podemos nos guiar e viver.

Sendo assim, muitas perguntas diretas não posso responder porque existem coisas que pertencem somente a Deus, no entanto os princípios retirados das Escrituras nos dão bastante material para aprendermos

Sendo assim, em um sentido, é impossível saber porque Deus não cura alguém, isso pertence somente a Ele, todavia existem traços marcantes que a Bíblia nos ensina e é necessário desenvolver um pouco para que possamos deixar bem claro o estado do homem diante do Deus criador.

1- Sabemos que todas as doenças foram trazidas pela entrada do pecado, como parte da maldição de Deus pela desobediência, sendo que também entrou a morte para os homens (Gn 2.16). Todos homens são indesculpáveis e pecadores diante de Deus (Rm 3.23).

2- Sabemos que a criação demonstra claramente a existência de um design pela perfeição das Leis existentes no universo, no entanto os homens ao invés de glorificarem a Deus como criador, pelo contrário o negam cada vez mais e substituem a glória de Deus pela glória dos homens:

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20"

3- A revelação natural (criação) não é capaz de salvar os homens, mas ela os torna indesculpáveis diante de Deus, e cada vez tem seus raciocínios mais nulos em relação a Deus e isso já funciona neste tempo presente como parte do juízo de Deus por conta de sua incredulidade ( Rm 1.21-23). Você pode ver mais sobre as provas visíveis  da revelação natural:

http://www.respirandodeus.blogspot.com.br/2013/04/a-criacao-inteligentex-uma-obra-do-acaso.html

4- O problema do homem, não é um problema de intelecto, ele é capaz de entender. O problema do homem, é um problema de dureza no coração, um problema de afeição, um problema de incredulidade. Usando as palavras de Calvino:

"O homem nunca é suficientemente tocado e afetado pela percepção de seu estado decaído até se comparar a si mesmo com a majestade de Deus".

Sendo assim, enquanto o homem não entender que o seu problema principal não é seu estado de saúde, mas sim, sua inimizade contra um Deus todo poderoso, justo, santo e que não depende dele para existir. Em outras palavras, Deus não precisa dos homens, a sabedoria dos homens não vale de nada diante do Deus da Bíblia (1 Co 3.19).

5- Entender este ponto do pecado e da separação de Deus nos leva a entender que sendo o problema do homem interno, no coração, um problema de afeição por Deus e que a cura física não necessariamente representa um "convencimento" de seu estado pecaminoso, vemos na Bíblia várias descrições de milagres de Jesus, onde as pessoas continuavam incrédulas em relação a necessidade de um Salvador de seus pecados, no caso da cura do paralítico, na multiplicação dos pães, na ressurreição de Lazaro (Jo 5,Jo 6, Jo 11).

Conclusões retiradas dos ensinamentos das Escrituras:

Por fim, se realmente nosso intelecto não estivesse comprometido pelo pecado, deveríamos ser capazes de enxergar claramente a presença de um criador na criação, pelo simples fato de olharmos ao nosso redor, deveríamos ser capazes de acreditar na vinda do Deus Homem a terra, por todos fatos históricos que comprovam. A Bíblia e a ciência não são contraditórias, porque toda verdade vem do mesmo Deus,  por causa disso a verdadeira fé crista jamais sera abalada, porque sabe que toda Biblia bem interpretada e toda ciência verdadeiramente comprovada não são contraditórias. No entanto, em nossos dias damos forte enfase a teorias cientificas que nunca foram provadas e nem podem ser, atribuindo a elas peso de verdade absoluta quando na verdade é necessário ter mais fé para acreditar em coisas como "teoria da evolução" do que nos fatos históricos comprovados das Escrituras.  

Veja  a definição de uma pessoa que se intitula ateu através do raciocínio lógico:

Ateísmo: È a crença segundo a qual existia nada, e que nada aconteceu a nada, e então nada explodiu magicamente por nenhuma razão e criando tudo, e depois tudo se arranjou magicamente, por nenhuma razão, em bits auto-replicadores que se transformaram nos dinossauros.  Isso parece  perfeitamente racional?

Sabemos pela revelação de Deus (Biblia) que chegará o dia em que tudo será restaurado, onde todas essas coisas serão eliminadas, assim como a morte, no entanto neste dia, Jesus virá para separar os seus daqueles que não são seus (Mt 25.33). No entanto, todos aqueles que não reconhecerem seu estado pecaminoso, se arrependerem e depositarem sua confiança em um único Salvador que pode retirar a inimizade de Deus, através da obra na cruz serão condenados, isso vale para todos sem distinção, porque o dia para nos arrependermos é hoje.

Por fim, apesar de não conhecermos o motivo porque Deus cura alguns e não outros segundo a sua livre vontade, uma coisa podemos ter certeza:

O motivo de acordarmos todas as manhas é porque a misericórdia de Deus e sua graça comum nos mantêm respirando, e ao inves de acharmos que alguém pode desafiar a Deus por sua vida, deveríamos enxergar a misericórdia de Deus em manter esta pessoa viva mesmo em face de sua rebeldia, no entanto uma coisa é certa aqueles que fazem isso não terão a mínima chance de arranjar desculpas "naquele dia" em que todos serão julgados diante de Deus. 


Se Deus quisesse curar alguém, Ele seria capaz? Sim, seria. Todavia, conforme aprendemos existem muitas coisas que estão cativas aos desejos secretos e soberanos de Deus, no entanto o Seu mandamento sobre nossa obrigação de nos arrependermos de nossos pecados e depositarmos a nossa fé em Cristo está revelado e claro que até mesmo uma criança pequenina pode entender.

Meu desejo é realmente de que as pessoas possam reconhecer o quanto antes esta condição, para isso proclamamos a salvação em Cristo. Termino usando um trecho que serve para todas as pessoas do mundo inteiro:

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6"

Em Cristo